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Estudando o Mercado


 

Mello Jr / Consultor da GM Projetos & Assessoria


 

O mercado empresarial é formado pelo tripé consumidor, fornecedor e concorrente, porém, muito se fala e se valoriza os dois primeiros enquanto o terceiro (concorrente) é visto como ruim e indesejável, o que não concordo, pois é justamente ele que não deixa a gente dormir. Hoje trago algumas dicas para refletirmos um pouco sobre a concorrência.

• Onde está a concorrência? Algumas empresas acreditam que ela está na outra esquina, no entanto, com o mercado globalizado ela está em toda parte: em outras cidades, estados, na internet...;


• Como consigo informações? Participando de cursos, palestras, lendo e pesquisando na web, realizando eventos e convidando também os concorrentes, ajuda e muito para obter novas informações;


• Como lidar com a ética? O concorrente fala mal da sua empresa ou produto, não importa. Fale do que é seu, valorize seus pontos fortes, mostre suas vantagens.Você é o melhor? Então mostre que és o melhor! Responder as agressões no mesmo tom não contribui em nada;


• Sua empresa possui planejamento em gestão de vendas? NÃO! Faça o seu. Porque esperar que a empresa tome esta iniciativa? Lembre-se o sucesso em vendas depende do vendedor;


• Não perca o foco: Afinal de contas qual é o foco da sua empresa? E o seu? Será que o seu concorrente está focado?


• Porque o concorrente baixa preços? Muitas vezes para fazer caixa, incomodar o mercado, medo de perder clientes. Sua empresa sabe fazer custos? Sabe fazer preços? É séria? Não precisa baixar preços, precisa trabalhar mais os benefícios de seus produtos e serviços;


• Estamos preparados? Se as dicas acima ajudam a refletir sobre mercado, então não perca o foco, encare a concorrência como algo bom. Alianças estratégicas são importantes. Busque resultados positivos sempre.

Pensem nisso!!!

 

 

 

 

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