VOCÊ ESTÁ VENDO UMA VERSÃO ANTIGA DO PORTAL O GERENTE

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O NOVO PORTAL

 

 

Inicio

CANAIS ------------

Carreira

Comércio Exterior

Empreendedorismo

Ética e Resp. Social

Gestão

Logística

Marketing

Produção

Produtividade

Projetos

Qualidade

Recursos Humanos

SERVIÇOS ----------

Feeds RSS / Blogs

Pesquisas

Promoções

SITE ----------------

Anuncie

Busca

Contato

Enquetes

Newsletter

Novidades

Parcerias

Participe

 

Livro Recomendado 

Execução - A Disciplina para Atingir Resultados

 

 Início > Gestão > Artigos

 

Grupos Informais: Conceito, Causa, Origens e Objetivos


 

Júlio Ernesto Colla. Professor universitário das cadeiras de Logística, Administração Financeira e Teoria Geral da Administração

 

Contato: juliocolla@hotmail.com


 

Os grupos informais são a junção de maneira aleatória de pessoas dentro da organização ou de fora dela desconsiderando para essa formação a hierarquia estabelecida na organização formal da empresa. Os grupos informais de uma empresa não são exclusivamente compostos por integrantes internos da organização.

 

Esses organismos vivos que surgem no interior de organizações têm como causa  para o surgimento a conquista e a manutenção de poder. Os grupos informais são em primeira instancia elementos de poder. Esse poder pode ser utilizado por pessoas que já possuem poder formal na empresa ou por pessoas que buscam para si um poder não lhe é conferido.

 

Sobre a origem desse grupo duas fontes podem ser descritas: a primeira delas é a junção de interesses idênticos dentro do grupo ou a utilização desse grupo como moeda de troca para futuras necessidades individuais.

 

Os grupos informais têm como objetivo a satisfação de necessidades idênticas de seus integrantes ou necessidades totalmente diferentes, sendo que um indivíduo pode participar de um grupo onde cada integrante busca a satisfação de algo totalmente distinto de outros.  Sobre o objetivo dos grupos informais é necessário enfatizar que nem sempre esses grupos são prejudiciais à empresa, podendo serem manipulados para um benefício pessoal ou um benefício empresarial, visto que em algumas organizações a burocracia faz com que determinadas tomadas de decisão sejam morosas.

 

Os conceitos anteriormente apresentados têm como função específica levar o leitor a refletir sobre a grande influencia que esses grupos possuem na confecção e manutenção de cultura organizacional.

 

 

 

© 2005-2006 OGerente.com.br.  Todos os direitos reservados.