VOCÊ ESTÁ VENDO UMA VERSÃO ANTIGA DO PORTAL

 O GERENTE

CLIQUE AQUI PARA CONHECER O NOVO SITE

 

Inicio
CANAIS
Carreira
Comércio Exterior
Empreendedorismo
Ética e Resp. Social
Gestão
Logística
Marketing
Produção
Produtividade
Projetos
Qualidade
Recursos Humanos
SERVIÇOS
Blogs
Pesquisas
Promoções
SITE
Anuncie
Busca
Contato
Enquetes
Newsletter
Novidades
Parcerias
Participe

 

 

Inicio > Logística e Cadeia de Suprimento > Consulte um Especialista

 

Consulte um Especialista - Perguntas e Respostas

 

Como posso avaliar a viabilidade de instalar uma filial de Transportadora em determinada cidade? Que ferramentas posso usar para obter dados, para que possa elaborar uma estratégia comercial?

Helio Meirim: Para iniciar um negócio, independente do ramo, é necessário:

- Conhecer as necessidades e expectativas do mercado;
- Conhecer os seus concorrentes;
- Identificar se é possível oferecer serviços diferenciados aos clientes;
- Calcular seus custos e preço pelo qual estes serviços poderão ser ofertados e verificar se o mercado está disposto a adquiri-los pelo valor estabelecido;

No caso específico de instalação de uma transportadora, penso que você poderia obter boas informações nos seguintes locais:
- Sindicato de Empresas de Transportes da região em que você pretende atuar;
- Associações Comerciais e Industriais, Sebrae
- Ir ao local e fazer observaçoes quanto a características das empresas embarcadoras, da carga, dos transportadores, do tipo de veículo utilizado etc.

Vale ressaltar que se você pretende ingressar em um mercado novo deve ter como premissa que deverá oferecer algo diferente do que já está sendo ofertado. Este diferencial pode ser em termos de Preço, Atendimento, Informações, Idade da Frota ...

 

Trabalho como almoxarife numa empresa de confecções e decidi me especializar no ramo de logistica, porém estou com duvida de por onde começar, uma faculdade ou um curso tecnológico sendo este pra melhorar meu salário e também acumular esperiencia, ou fazer faculdade com estágio em logistica, e depois pós-graduação em logistica, ou ainda nem um nem outro? 

Amarildo Nogueira: A realização de um curso universitário sempre é muito importante. Se você tiver condições é melhor do que o técnico.  Sugerimos a leitura deste documento.

 

Gostaria de saber aonde encontrar material de pesquisa e estatística sobre indicadores de desempenho para empresas de transporte urbano.

Luiz de Paiva: Sugiro as seguintes fontes de referência:

Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos

Estudo de Alunos da UNESP

 

Outros sites ligados ao transporte urbanos podem ser encontrados em:

http://www.ceturb.gov.br/site/menu_links.asp  (ver em "Órgãos ligados ao transporte urbano de passageiros no Brasil")

 

Preciso saber o que é conferência de massivo cego?

Hélio Meirim: A Conferência Cega pode ser realizada tanto nas operações de recebimento e expedição e visam o aumento da segurança da operação.  Neste método o responsável pela conferência tem somente a informação do produto a ser conferido (sem saber as quantidades que estão sendo recebidas ou expedidas. A quantidade é ocultada - por isso o nome é conferência cega).

O responsável pela conferência coleta e registra a informação das quantidades recebidas ou expedidas e o sistema compara com a informação que possui. Deste confronto é obtido a crítica das contagens.

 

Quantas empresas da região estarão nesse nível em 2010? (referente à pergunta abaixo)

Hélio Meirim: Entendo que haverá uma seleção natural do mercado, onde permanecerão as empresas que conseguirem aliar nível de serviço ao cliente, qualificação de seus recursos humanos e inovações tecnológicas.

 

Que tipo de tecnologia deve existir nessa época? (referente à pergunta abaixo)

Hélio Meirim:  Bem, prever que tipo de tecnologia será usada é muito difícil, pois esta área é muito dinâmica. Estamos presenciando uma forte tendência na utilização de Etiquetas Inteligentes (RFID), Sistemas de Monitoramento (rastreamento) e posicionamento via satélite e uso de Softwares de gestão em todas as fases dos processos logísticos (WMS, TMS, ERP, DRP ...).

 

Qual é a área da logística mais promissora para 2008/2010 na região do Rio de Janeiro/ São Paulo?

Hélio Meirim:  Entendo que as empresas provedoras de serviços logísticos (operadores logísticos) deverá ser um dos segmentos que mais demandará por profissionais da área de logística.

 

Estamos vivenciando um momento em que vários operadores logísticos que atuam globalmente estão reforçando sua atuação no Brasil e muitas empresas começam a usar os serviços destes para otimizar suas operações.

 

Os serviços mais terceirizados ainda são: Transportes, Distribuição e Suprimentos, mas algumas iniciativas já começam a aparecer em outras áreas

 

© 2005-2006 OGerente.com.br.  Todos os direitos reservados.