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Os Pilares de Sustentação de uma Liderança Eficaz

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Gestão

Liderança
23/08/2007
Os Pilares de Sustentação de uma Liderança Eficaz
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Em minhas palestras para as diversas lideranças, percebo que muitos ainda não enxergam o poder que o líder tem em uma equipe, basta olhar o quanto às empresas investem em treinamentos por ano, são milhares, milhões, senão bilhões em desenvolvimento, principalmente na parte humana da liderança.

É muito comum, o colaborador que mais se destaca em uma atividade técnica ou por tempo de casa, ser promovido a líder, mas e na hora do vamos ver, será que ele esta preparado?
Na maioria das vezes não!!!

Nesse momento, identificamos que perdemos um grande colaborador técnico e conquistamos um péssimo líder.

Esse sentimento acontece todos os dias em muitas empresas, que não criam em seus futuros líderes, pilares para sustentação do cargo.
Pilares de sustentação como assim?

É bem simples, quando o colaborador estava lá executando suas tarefas ele só respondia pelas suas atribuições e seus resultados eram mensurados apenas pelos seus acertos e erros, sempre tinha alguém o motivando e se preocupando em dar suporte para que desempenha-se suas tarefas com a máxima excelência.

Quando o colaborador cometia um erro, não era ele quem dava as explicações para o gerente, diretor ou dono, sempre tinha alguém que “segurava a bronca”, como se diz no jargão popular.

Mas e agora, que seu resultado vem do desempenho de outras pessoas que até esse momento, o enxergava como um colega de trabalho e não como o seu superior.

É nessa hora que vemos a falta de um bom treinamento voltado para o desempenho do novo líder.

Os pilares de sustentação de uma liderança eficaz são atitudes básicas que o novo líder tem que adotar, para que possa começar a gerar ótimos resultados para a organização, vamos listar nove pilares:

1. Conquiste o respeito da equipe – lembre-se primeiro você respeita as pessoas, depois será respeitado;

2. Preocupe-se com os colaboradores – demonstre seu carinho e preocupação por suas virtudes e defeitos. Cabe aqui salientar que estamos tratando de pessoas, que em algum momento cometerá erros, trate essas falhas como uma fonte de aprendizado;

3. Haja com sinceridade – ninguém espera um líder super-herói, mas que seja sincero e honesto em sua postura e atitudes, você é o espelho da sua equipe.

4. Lidere pela influência – você conquistou a sua posição através de muito trabalho, dedicação e suor, se conseguir influenciar seus colaboradores a ter a mesma postura, com certeza fará uma liderança eficaz;

5. Seja humilde – essa é uma das grandes características do líder eficaz, humildade faz com que as pessoas abracem e briguem por suas idéias.
Sendo humilde, você também pode reconhecer que esta sujeito a erros, reconhece-los trará mais credibilidade junto a equipe.
Existem lideres que quando erram, por medo ou receio não reconhecem a falha ou tentam empurrar aos colaboradores, isso é o verdadeiro sinal de fraqueza e falta de humildade.
O líder eficaz sabe que esta sujeito a erros.
Lembres-se, quando você errar, assuma suas responsabilidades e monte um procedimento para que não aconteça novamente;

6. Reconheça os acertos de sua equipe – o melhor momento para brindar o sucesso é na hora que ele acontece.
Quando um colaborador acerta ou conclui uma tarefa que fará toda a diferença, não tenha medo de reconhecê-lo perante aos outros colaboradores, essa é uma atitude em que o colaborador se sentirá importante para a equipe e que seu trabalho faz a diferença;

7. Crie um clima de festividade e harmonia em sua equipe – não deixe que a tensão
das empresas tome conta do dia-a-dia do seu setor, ninguém gosta de trabalhar em um campo de concentração.

8. Seja transparente – não deixe que fofocas rondem o seu setor, sendo transparente
os colaboradores irão lhe procurar para tirar dúvidas e obter informações, assim você não deixa espaço para a rádio-peão, que pode acabar com a liderança eficaz e seus resultados.
O colaborador tem que se preocupar com o que realmente interessa que é fazer o seu trabalho com a máxima eficiência e não ficar preocupado com fofocas e intrigas que não leva a equipe a lugar nenhum.

9. Sirva a sua equipe – Não é demérito algum servir aos colaboradores, muito pelo
contrário, quando criamos um clima de servidão em nosso setor, estamos sinalizando a todos que não só o atendimento aos clientes externos são importantes, mas o cliente interno também tem que ser atendido com a máxima eficácia possível, para que a organização possa crescer e ter reconhecimento do mercado em que esta inserida.
Servir é superar as expectativas de todos que necessitam de nós, internamente e externamente.
Na equipe podemos servir de diversas formas (ensinando, treinando, lutando para melhorar as condições de nossos colaboradores, reconhecendo-os e corrigindo-os através de feedback’s, desafiando-os, etc..)

É claro que temos diversos pilares de sustentação para a liderança, listei os que mais costumam acabar com o líder em seu dia-a-dia, o importante é ter em mente que estamos lidando com pessoas, que possuem sentimentos e anseios pessoais e profissionais.

Existe uma frase que demonstra muito bem o que é liderar colaboradores:
“Liderar pessoas, é leva-los a lugares que jamais iriam sozinhos, apesar de que cada um caminhará com as suas próprias pernas” – autor desconhecido.

Refletiam sobre essas palavras!!!!

 
 
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Washington Souza
 
 
  Gestor de RH, Palestrante em Motivação e Liderança
 
 
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