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Código de Barras e RFID

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Logística

Logística
11/05/2006
Código de Barras e RFID
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Sem dúvida nenhuma a logística está se destacando cada vez mais por conta da tecnologia que temos disponível nos dias de hoje.

Um dos pontos principais para que o SCM (Supply Chain Management) tenha o desempenho esperado, e dê que o mesmo tenha um fluxo bem desenvolvido quanto ao seu comportamento, nas várias fases do seu processo. Através de Sistemas de Informações Gerenciais temos uma visão holística da situação atual para que possamos administrar de forma eficiente, desde o início do processo (emissão de um pedido) até sua finalização na entrega ao cliente final.

Sabemos que a exigência cada vez maior de nossos clientes e a competitividade aumentam a cada dia. Assim somente se destacarão aqueles que estiverem preparados para atender a demanda, dando ao cliente no momento certo, o produto com a qualidade esperada no melhor custo benefício.

Para que isto ocorra utilizamos algumas ferramentas logísticas como VMI (Vendor Management Inventory - Estoque gerenciado pelo fornecedor), Cross docking (movimenta os produtos de um fornecedor sem armazenar o produto por um longo tempo), Condomínio ou Just in sequence (Sistema de fornecimento onde os fornecedores estão instalados nas imediações da empresa, e abastece a mesma diretamente na linha de produção e em seqüência pré-estipula em tempos determinados), entre outras ferramentas.

Antes de começar a implementação destas ferramentas, as companhias devem etiquetar suas unidades, SKU (stock-keeping unit - Unidade de Manutenção de Estoque, que são os diferentes itens em estoque), do produto e a quantidade do pacote com código de barras e devem etiquetar suas unidades de transporte (lotes que geralmente contém certa quantidade destes produtos) para que estas ferramentas logísticas implementadas tenham o desempenho esperado.

O código de barra pode ser lido pelos operários através do scanner. Os dados lidos pelo scanner são retransmitidos via radiofreqüência estabelecida para um host (computador).

Se um produto não chega com um código de barra, os operários devem etiquetá-los indicando como eles são transportados por um caminhão. Se os produtos já chegam codificados, as companhias geralmente aplicam um segundo código de barra para o transporte. O sistema de computação do centro de distribuição usa esse segundo código de barra para rotear o produto para o caminhão apropriado.

O código de barra veio facilitar e agilizar a identificação, características de um produto, quanto a sua descrição, quantidade, nº de lote, facilitando assim sua localização para manter o cliente informado sempre que necessário. Com o código de barra temos um ganho significativo na garantia de qualidade no atendimento do produto correto, obtendo redução de reclamações quanto aos produtos entregues no cliente final de forma incorreta, pediu um tipo e recebeu outro.

Como falamos, as novas tendências tecnológicas nos levam cada vez mais a implementações que buscam a melhoria continua. Com o RFID (Radio Frequency Identification – Identificação via radiofreqüência), temos como forma de tecnologia a transmissão de dados através das etiquetas-TAG. Esta etiqueta utiliza de ondas eletromagnéticas para transmitir informações

Uma das vantagens das etiquetas inteligentes é que podem armazenar informações e mais de um item pode ser lido ao mesmo tempo. Segue algumas comparações entre código de barras e RFID

Etiqueta (TAG):


Tipos de tag: ativo e passivo

Ativo
- Possui bateria
- Emite pequenos pulsos eletromagnéticos
- Possibilitando a identificação remota
- Baixa vida útil

Passivo
- Localizar apenas com indução
- Grande vida útil

Vantagem do RFID em relação ao Código de barras

Para que as etiquetas inteligentes sejam implantadas é uma questão de tempo. O mundo pede cada vez mais empenho logístico, e com elas conseguiremos melhorar de forma significativa o desempenho do SCM.

 
 
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Colunista
Amarildo Nogueira
 
 
  Consultor ePalestrante Especialista em Logística e Gestão de Pessoas
 
 
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