ogerente.com
Logística: Pessoas bem Treinadas fazem a Diferença

 Leia Antes de Continuar: Você está visualizando uma versão antiga do Portal O Gerente.  Conheça e faça seu cadastro na Rede O Gerente, nossa rede social e de conteúdo.

 

Logística

Logística
24/06/2008
Logística: Pessoas bem Treinadas fazem a Diferença
PUBLICIDADE

Os processos logísticos são de grande importância para o bom desempenho do SCM (Supply Chain Management -  Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos).

As empresas cada vez mais têm investido em Equipamentos de Movimentação, Transporte, Tecnologia da Informação, Estrutura de Armazéns, entre outros. Porém além destas preocupações, se os colaboradores da empresa não souberem qual a sua real importância no processo e qual a melhor forma de realizá-las, deixarão a desejar, comprometendo o bom desempenho dos resultados da empresa.

A grande maioria das empresas desconhece seus processos, e este desconhecimento acaba trazendo sérios problemas no momento de qualquer nova implementação de processos dentro da empresa.

É sabido o potencial e necessidade da Logística nos dias atuais, mais ainda muitas empresas ainda não sabem corretamente, o que é Logística?
Pior ainda, muitas empresas acreditam que sabem o que é, como é utilizada, mas pouquíssimas empresas se atentam a um detalhe importante, o treinamento de seus  colaboradores. Os mesmos deveriam estar melhor preparados para desempenhar suas atividades do dia-a-dia de forma eficiente. O preparo deve envolver desde o gestor de maior importância até o colaborador  que exerce as funções operacionais.

Os colaboradores devem agregar valor a empresa, mas para isto é preciso que a empresa procure investir  nestes colaboradores. As empresas aos poucos,  vem se conscientizando de que o conhecimento de cada fase dos processos é de grande importância para o sucesso de toda a operação. Os colaboradores de uma empresa devem fazer parte de um time, sugerindo e colocando em prática possíveis melhorias.

Uma ferramenta poderosa para melhoria na performance dos colaboradores é o treinamento ou cursos de extensão. O treinamento ou curso têm a finalidade de aprimorar o conhecimento do profissional. O mesmo está relacionado com as atuais habilidades e competências exigidas para o cargo. Sua orientação é dar condições para as pessoas utilizarem suas principais habilidades e capacidades para serem bem sucedidas.

Pessoas bem treinadas melhoram de forma significativa sua performance na execução de tarefas. Na logística, especialmente a informação representa um recurso fundamental no processo decisório. Ter informações precisas e em tempo para conservação de processos logísticos.é o que faz a diferença neste mercado cada vez mais acirrado.

Saber como fazer as atividades diárias, depois de um período de aprendizado é fácil. Mas saber fazer de forma diferente agregando valor e conseguindo lucrar, é o que faz a diferença no faturamento e performance da empresa.
Os treinamento e cursos tendem a crescer ainda mais em importância e a ocupar lugar de destaque junto as organizações na medida em que propiciam  condições estimulantes para o ensino,  aprendizado e a simulação de decisões influenciando de forma positiva, gerando resultados expressivos, tanto gerenciais quanto operacionais.

 
 
VOLTAR PARA O ÍNDICE DE COLUNAS
 
Publicidade
 
 
 
 
 
Colunista
Amarildo Nogueira
 
 
  Consultor ePalestrante Especialista em Logística e Gestão de Pessoas
 
 
  20
 
  18
 
  34
 
  Veja o Perfil Completo  
  Outros Artigos de sua autoria  
  Adicionar o Colunista aos Favoritos  
  Escreva para este Colunista  
  Website do Colunista  
  Citações do Colunista  
  Produtos do Colunista  






Avantta Consulting Pozati Comunicação