ogerente.com
Profissionais de Logística

 Leia Antes de Continuar: Você está visualizando uma versão antiga do Portal O Gerente.  Conheça e faça seu cadastro na Rede O Gerente, nossa rede social e de conteúdo.

 

Logística

Logística
31/08/2008
Profissionais de Logística
PUBLICIDADE

Neste mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, as empresas desejam profissionais com qualificações que lhes possibilitem executar as tarefas para as quais foram contratados com eficiência, rapidez e qualidade. As empresas que buscam melhorar sua competitividade, reduzindo seu ciclo do pedido à entrega, consideram a administração da cadeia de abastecimento para ajudá-la a alcançar esta meta. Como a Supply Chain Management abrange todos os
processos envolvidos na produção e entrega de um produto ao consumidor, oferece a oportunidade de identificar restrições que podem tornar algumas destas atividades lentas ao longo da cadeia.

As empresas buscam não somente um profissional de logística, mas talentos, pessoas que possuam conhecimento para bom desenvolvimento de suas atividades. Muitas empresas vêm se queixando de que o profissional muitas vezes não chega preparado para exercer a função para a qual foi contratado e o quanto está difícil se conseguir bons profissionais neste mercado de trabalho.

O dinamismo do mundo atual faz com que as pessoas tenham que se adaptar rapidamente às mudanças que, diga-se de passagem, ocorrem, cada vez, de forma mais veloz. O profissional de logística deve ser hoje um especialista na área em que escolheu atuar dentro do SCM para, assim, melhorar a competitividade da empresa, reduzindo seu ciclo do pedido à entrega, utilizando as ferramentas do SCM e práticas que aumentem o valor agregado.

Hoje não basta ter um conhecimento superficial, mas, sim, um conhecimento mais abrangente que lhe permita analisar, planejar, implementar e inovar processos.

Quanto aos motivos destas novas exigências, pode-se dizer que é pelo fato de a logística não ser, hoje, um diferencial, mas, sim, uma necessidade que garante às empresas melhor performance em seus processos. Muitos profissionais vêm procurando aprender um pouco mais sobre as principais atividades e ferramentas que fazem parte do processo logístico. As informações que faziam parte somente para os profissionais de logística, hoje fazem parte do entendimento de profissionais das mais variadas áreas.

Há aproximadamente 5 anos, os processos logísticos eram desenvolvidos por profissionais das áreas de administração de empresas, engenharia e informática. Tudo isto por conta da carência de escolas, faculdades e cursos de pós-graduação em logística.

O quadro mudou e os cursos oferecidos na área de logística aumentaram significativamente, formando um número maior de profissionais. A demanda por profissionais multifuncionais, com capacidade para conversar e interagir com os diversos setores de uma empresa, tais como fiscal, compras, comercial e vendas, só tende a aumentar.

A empresa terá nesse profissional uma reserva de tecnologia, agregação de
novidades no processo e maior lucro nas operações com a diminuição dos
gargalos logísticos, gerando melhor performance nos processos.

 
 
VOLTAR PARA O ÍNDICE DE COLUNAS
 
Publicidade
 
 
 
 
 
Colunista
Amarildo Nogueira
 
 
  Consultor ePalestrante Especialista em Logística e Gestão de Pessoas
 
 
  20
 
  18
 
  34
 
  Veja o Perfil Completo  
  Outros Artigos de sua autoria  
  Adicionar o Colunista aos Favoritos  
  Escreva para este Colunista  
  Website do Colunista  
  Citações do Colunista  
  Produtos do Colunista  






Avantta Consulting Pozati Comunicação