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Desempenho do Gerenciamento Logístico, o Pulo do Gato

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Logística

Logística
01/02/2009
Desempenho do Gerenciamento Logístico, o Pulo do Gato
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A palavra Logística nos dias de hoje é sinônimo de bons resultados para os diversos negócios. Atualmente o seu significado é melhor compreendido entre as pessoas, porém ainda existe um longo caminho a percorrer. Assim antes de falarmos sobre os principais tópicos para o bom gerenciamento logístico vamos relembrar o conceito de Logística.O CSCMP - Council of Supply Chain Management Professionals ( Conselho dos Profissionais de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos), organismo de renome mundial no campo da Logística, define-a como:

Logística: é o processo de  planejar, executar  e controlar o   fluxo e armazenagem, de forma eficaz e eficiente em termos      de  tempo, qualidade e custos, de   matérias-primas, materiais em  elaboração, produtos acabados e serviços, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com objetivo de atender aos requisitos do consumidor.

Após algumas solicitações de leitores elaborei uma lista com os principais processos que o profissional da área de Logística deve ter, para obter o bom desempenho de suas atividades, garantindo o sucesso esperado.

Planejamento

A prática do planejamento é muito comentada em diversos livros, revistas, artigos, entre outros. Nos processos logísticos não é diferente, o planejamento é o alicerce sólido para garantia da boa execução das atividades. Quando planejamos analisamos uma série de situações, sempre buscando as melhores alternativas que trarão os melhores resultados. Com planejamento fica mais fácil de visualizar onde queremos chegar e o que temos de fazer para podermos alcançar o resultado desejado. Um das práticas utilizadas para garantia do cumprimento do planejamento é a ferramenta PDCA (Plan, Do, Check, Action – Planejar,Fazer, Checar,Agir) com está ferramenta você estabelece um formato ideal para acompanhar o que foi planejado e corrigir o que for preciso para que o planejamento seja concretizado.  É necessário determinar o melhor método, do ponto de vista econômico e estratégico para o uso dos recursos considerando-se as condições particulares de cada atividade.

Sistema Integrado

Pessoas: Todas as áreas e processos devem estar interligados, ou seja, é preciso saber quem é responsável por cada momento dentro de um processo, do início ao final de cada etapa. É necessário integrar as atividades logísticas, coordenando o conjunto de operações (recebimento,estocagem,planejamento da produção, movimentação, embalagem, expedição e transporte.

Tecnologia: A tecnologia da Informação é de grande importância e também trata-se de um sistema integrado. A agilidade e confiabilidade das informações são fatores decisivos para o crescimento de uma organização, pois é ela quem possibilita aos gestores tomar a decisão correta no tempo certo. Esta mesma tecnologia da informação propicia melhor desempenho da área operacional integrando e disponibilizando informações em tempo real. Através de um sistema integrado utilizando-se de softwares de ERP, WMS, TMS, conforme sua organização, a mesma obterá resultados expressivos.

Fluxo de materiais

Boa visão do processo se faz necessária pois somente assim podemos colocar em pratica as melhores ferramentas para bom desempenho das atividades. É essencial planejar um fluxo contínuo e progressivo de materiais e o mais econômico. Para isto é importante que se conheça o processo de sua área, pois assim você poderá desenvolver melhores práticas para obter o bom desempenho desejado.

O fluxo de materiais deve ser contínuo como o fluxo das águas de um rio. Muitas empresas contratam empresas especializadas para implementar estas práticas. Quando falamos em fluxo contínuo falamos tanto de uma linha de produção na execução da montagem de equipamentos quanto na realização de armazenagem, picking e packing de materiais em um centro de distribuição.

Simplificação

Para a Logística simplificar não significa deixar de fazer algo, muito pelo contrário, simplificar significa buscar a melhor prática conseguindo reduzir, combinar ou eliminar movimentos e/ou equipamentos desnecessários.

Para trabalharmos bem com a simplificação temos de quebrar alguns paradigmas, como aquela frase bem conhecida “Sempre foi assim”. Não podemos agir desta forma, principalmente nos dias de hoje com tantas novidades e mudanças acontecendo ao mesmo tempo.

Simplificar significa colocar as melhores práticas de forma objetiva para obter os melhores resultados. Se podemos simplificar pra que complicar?

Seleção dos equipamentos

Na escolha dos equipamentos para logística, deve-se considerar todos os aspectos dos materiais a serem movimentados, o tipo dos  movimentos a serem realizados e os métodos a serem utilizados.

A seleção do equipamento correto implica em melhorias de processos e ganhos financeiros  significativos para a empresa. Grande cuidado devemos ter quanto ao treinamento dos colaboradores que utilização estes equipamentos. Não adianta selecionarmos os melhores equipamentos se não selecionarmos os melhores operadores para a mesma.

Padronização

Padronizar não é fazer tudo igual para facilitar o entendimento e unicidade de uma operação ou processo. A padronização se faz necessária para todos que atuem em um mesmo departamento, área ou processo os compreendam da mesma forma.

A padronização de métodos de processo, formulários, documentação, facilitam nossa vida, reduzem o tempo e minimizam os erros. Quando padronizamos criamos uma identidade,mas lembre-se nenhuma padronização deve engessar uma atividade ou processo.

Flexibilidade

Flexibilidade é uma das palavras mais importantes dentro dos processos logísticos. Em um país com uma extensão  territorial tão grande a flexibilidade em muitos momentos do processo é quem faz  diferença.

Como todas as empresas são diferentes umas das outras as pessoas também são. Quando falo de flexibilidade, falo especialmente de fazer a diferença. Muitas pessoas só fazem aquilo a qual foi determinado muitas vezes não pensam em alternativas e isto pode custar caro, muitas vezes a perda de um cliente.

Manutenção

Planejar a manutenção preventiva e o reparo programado de todos os  processos e/ou equipamentos. Um grande aliado é a manutenção preventiva, repare antes que quebre.

Não devemos conduzir as coisas acreditando que do jeito que está, está bom. Precisamos ter muito cuidado. Quando falamos de Logística a mesma deve ter um tratamento especial. Devemos ter os equipamentos sempre em bom estado operacional, jamais podemos deixar de atender nossos clientes por conta de problemas internos.

Obsolescência

Obsoleto, fora de uso, que não tem mais serventia. Substituir métodos e equipamentos obsoletos por métodos e equipamentos mais eficientes. Equipamentos em uso deverão ser mantidos em atividades, equipamentos obsoletos deverão ser substituídos.

Para tomar a decisão correta é preciso além de conhecer muito bem os processos e equipamentos, é principalmente conhecer as novas tecnologias e práticas utilizadas em nosso ramo de atividade.

Controle

Costumo dizer que controlar é uma das atividades mais importantes na Logística. O controle de um planejamento, de uma operação, de uma produção reduz erros e problemas futuros.

Estabelecer uma unidade de medida e acompanhar um processo é fundamental pois assim podemos realizar as melhorias necessárias quando a mesma não estiver dentro do que foi estabelecido. A função de controlar consiste em averiguar se as atividades efetivas estão de acordo com as atividades que foram planejadas. Controle sempre pois assim obterá o sucesso que deseja.

As dicas mensionadas neste artigo, se bem compreendidas e utilizadas, lhe trarão muito sucesso. Costumo dizer que estas dicas nem sempre são mencionadas pois representam o pulo do gato para os profissionais de Logística.

 
 
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Colunista
Amarildo Nogueira
 
 
  Consultor ePalestrante Especialista em Logística e Gestão de Pessoas
 
 
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