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Surpreenda Seus Clientes

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Marketing

Vendas
27/09/2009
Surpreenda Seus Clientes
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O sonho de qualquer empresa é ter uma força especial de vendas . Uma força capaz de vender e aumentar o faturamento da empresa, sem que esta tenha que desembolsar altas comissões e salários astronômicos. Seria possível isso?

Sim! Transformando seus clientes em “Vendedores Ativos”.

Como?

Surpreendendo e dando algo que ele não espera!

Um cliente surpreendido irá falar de sua empresa ou marca, sempre que surgir uma oportunidade. Ele terá prazer em fazer comentários sobre o produto ou serviço que adquiriu.

Imagine quanto vale para um Banco que seu cliente fale, com prazer, as facilidades e serviços que ele encontra por possuir uma conta em uma de suas agências quando alguém lhe faz um comentário do tipo: “preciso abrir uma conta em um banco”. E para uma marca de automóvel, quando um de seus clientes faz comentários sobre o seu carro, comparando-o com de seu amigo que lhe está dando uma carona.

Para que isso aconteça é necessário surpreender o cliente, pois ele venderá aquilo que ele não esperava e não o que ele já espera: o trivial ou o café com leite de sempre. Ninguém vai falar sobre um supermercado, por coisas óbvias: muita variedade de produtos, prateleiras cheias, filas no caixa e falta de vaga para estacionar. Isso é o que todo mundo espera encontrar em um supermercado. Agora, com certeza, o cliente fará comentários sobre o supermercado se quando ele chega encontra manobristas para estacionar seu carro, sem que isso lhe custe nada a mais, quando vai ao caixa, encontra um número tão grande de caixas abertos, que não se formam filas e ao passar suas compras, a simpática mocinha do caixa, já coloca suas compras nas sacolas.

Dá mesma forma ninguém vai falar de uma companhia aérea pelos seus aviões ou pelo sorriso das comissárias, ou ainda pelas barrinhas de cereais que oferecem nos vôos. Isso é o trivial e o que todo mundo espera de uma companhia aérea. Agora se o cliente for surpreendido por um pianista, na sala de espera para o embarque ou pelo sorteio de uma passagem aérea em pleno vôo, ele vai fazer comentários sobre a tal companhia aérea.

Muitas vezes você pode surpreender seus clientes com algo que não tenha muito haver com o seu produto ou serviço, como o caso do pianista na sala de embarque. O importante é oferecer algo que realmente o cliente não espera.

Em uma pesquisa feita pela Disney, foi constatado que as pessoas não fazem comentários sobre suas férias na Disney, simplesmente porque viram o Mickey ou Pato Donald, isso é o que todo mundo espera e você tropeça em Mickeys e Donalds, todo momento. Comentam porque foram surpreendidos pela limpeza dos banheiros, ou porque se encantaram com as fontes luminosas espalhadas pelo parque e pelo rápido atendimento nos restaurantes e atrações.

Então, caros amigos(as), eu vejo que você deve reunir seu pessoal para uma reunião e colocar em pauta: “O que o seu cliente NÃO espera da sua empresa”. Porque o trivial como: atendimento, qualidade, preço, logística e etc,  é o que todo cliente espera de você e de todos os seus concorrentes e ele não irá vender sua marca simplesmente por isso.

Pense bem nisso! Ofereça algo a mais aos seus clientes e eles serão os seus melhores vendedores.

 
 
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Marco Antonio Meira
 
 
  Consultor de Marketing e Vendas
 
 
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