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18 Dicas para Sua Motivação (Parte I)

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Carreira

Sua Carreira
27/12/2007
18 Dicas para Sua Motivação (Parte I)
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Você deve saber motivar a si mesmo e aos outros. A automotivação é uma questão pessoal.Quanto a motivar a  equipe, é preciso ficar claro que nenhuma  pessoa motiva outra.O que você  pode fazer é fornecer  instrumentos e  condições  para que  alguém se motive,e  essa pessoa  passa, então, a agir de forma motivada na busca de  metas e objetivos que, para ela, se revistam de significado.
 
 
1. Todas  as  manhãs,  ao  levantar,  olhe-se  no  espelho. Gosta  do  que  vê ?
Sim, se você pretende motivar outros, primeiro deverá saber motivar a si próprio. Olhe-se no espelho todas as manhãs assim que levantar. Se você não gosta do que está vendo, se o seu rosto não é o que você  gostaria de ver refletido, então você está  desmotivado. É hora de  fazer algo a  respeito. A automotivação  ocorre mais  facilmente se  você  possuir  dois componentes  básicos: metas – profissionais e pessoais – e auto-estima. As  metas  devem estar alicerçadas em aspirações  profundas pelas quais você faria qualquer esforço e pagaria qualquer preço para atingir. Mas tem de ser algo que o motive a ação (motivo + ação),que o faça vibrar cada fez em que pense nisso. Algo que, para você, faça valer a pena correr riscos, pois é o seu objetivo de vida.
 
 
2. Estabeleça  metas  de  vida.
Embora estabelecer metas  possa parecer  assustador, é necessário fazê-lo, porque, se não tiver coragem  de  lutar  pelos seus  próprios objetivos, ninguém  irá realizá-los  por  você. Portanto, compre a idéia de  assumir o  controle da sua vida e  estabeleça um  sistema de metas por escrito. Não basta  apenas pensar nisso, é preciso  escrever, porque a  diferença entre um “desejo” e uma “meta” é que a meta está no papel, com  um prazo para  ser  executada. Assim  você   poderá visualizar as suas metas, o que  torna  mais  fácil  refazê-las,concentrar-se  nelas, dar-lhes  prioridades e  executá-las.
 
 
3. Promova  sua  auto-estima.
O desenvolvimento de hábitos e capacidades positivas – seja lidar com o estresse, vencer o adiamento ou aprender a comandar pessoas – depende de sua auto-estima. Muito dessa auto-estima está  baseada  em mensagens recebidas por toda a vida – principalmente na infância -  de seus pais, amigos, parentes, professores, meios de comunicação e de todo o ambiente que o cerca. É sabido que muitas pessoas competentes profissionalmente
sabotam  suas  chances de sucesso e felicidade  por causa de  problemas que  elas consideram intransponíveis.

Isso ocorre porque a maioria, infelizmente, convive com um baixo nível de auto-estima cristalizado ao longo dos anos. O resultado é a  autoconfiança  debilitada. A autoconfiança é absolutamente necessária se você quiser fazer progresso em sua carreira.Ela livra-o de preocupações desnecessárias, medo e insegurança. Torna o cérebro descansado para dedicar-se a idéias positivas.Você desenvolve essa autoconfiança aceitando novas oportunidades quando elas surgem, tomando a iniciativa e fazendo as coisas  acontecerem  em  vez de esperar. Quando confiar em si mesmo, os outros  também  confiarão.

Confiança é como gripe: tremendamente contagiosa. Quando irradiar confiança, você estará motivado e saberá motivar os outros; as pessoas o seguirão,as oportunidades surgirão.
 
 
4.  Deite-se  e  levante-se  tranqüilo.
Não vá  dormir  com as tradicionais  notícias pessimistas e angustiantes da tevê, ou após ter assistido a um filme violento, pois eles agitarão o seu sono.

Pesquisas  revelam que o último  pensamento  com que a pessoa  adormecer  tenderá a predominar durante o sono. Não é preciso, portanto, ter muita imaginação para saber o que acontecerá se você dormir preocupado ou  alarmado. Ao deitar, reserve  dez  minutos  para  você  mesmo. Visualize uma paisagem paradisíaca, cheia de luz, cores e muita paz. Sinta esse ambiente positivo e tranqüilizante envolvê-lo e permaneça nele enquanto adormecer.Se puder, ao mesmo tempo ouça  uma música  relaxante e  suave (afinal, para que serve o walkman?). Outros, ainda, conseguem excelentes resultados orando e comungando com Deus  pouco antes de dormir, agradecendo pela  proteção e força  recebidas durante o dia. Fazendo essas coisasseu sono terá melhor qualidade.

Ao levantar, disponha de pelo menos cinco minutos para você mesmo.
Não ligue  correndo a televisão à cata das eternas notícias perturbadoras, nem ligue o rádio no último volume para ouvir música agitada (rock,  samba etc.). Respeite-se. Ao levantar, fique num lugar tranqüilo de sua residência e visualize um dia de harmonia e proteção em seu lar,no trabalho ou onde estiver. Faça com que essa sensação de harmonia e proteção penetre em você, sinta-se mesmo invadido por esse  estado de espírito. Permaneça assim por cinco minutos ao menos. No decorrer do dia, lembre-se, a cada  hora ou par de horas, dessa sensação de  harmonia  e proteção. Você ficará  surpreso de ver como as coisas poderão se encaminhar favoravelmente durante o dia. Tudo isso  porque, inconscientemente, sua postura será mais tranqüila e confiante diante das pessoas e situações, e as respostas tenderão a se alinhar com o seu comportamento harmonioso.
 
 
5. Estabeleça  harmonia  no  relacionamento  da  equipe.
Faça com que seus liderados aprendam a trabalhar em equipe e estabeleçam um ambiente de cooperação. O trabalho em equipe, a confiança mútua e cooperação geram mais trabalho produtivo e motivação do que  muitos métodos  sofisticados o  conseguem. Mantenha um ambiente  alegre, tranqüilo e harmônico.Comemore um  resultado positivo de seu departamento – como  um projeto concluído, um desempenho acima da média -, oferecendo à sua equipe refrigerantes e salgadinhos, ou algo parecido, no final do expediente.
 
 
6. Reforce  a  autoestima  dos  colaboradores.
Faça com  que as  pessoas se sintam  vencedoras. Gere  orgulho do liderado pelo trabalho que ele desempenha, pela  empresa em que trabalha e, sobretudo, faça-o  ter orgulho de si mesmo. O orgulho gera o  desejo do êxito: o desejo do êxito  faz as pessoas  buscarem no seu  íntimo recursos  inexplorados. Uma das melhores  maneiras de  incutir o orgulho nas pessoas é dar-lhes o sentido de  responsabilidade pelo que estão fazendo e ajudá-las a saber que elas desempenham uma função importante. Encoraje cada um a
fixar  prioridades em  seu trabalho, fazendo, com isso, com que ele se  envolva e se comprometa com os resultados obtidos.
 
 
7. Estabeleça  metas  ambiciosas  mas  exeqüíveis.
É impossível  gerar orgulho na equipe  sem estabelecer  padrões elevados  de qualidade e produtividade. Mas, em primeiro lugar, as metas  devem ser claras  para todos. Não pode existir a  menor dúvida na  equipe sobre o que se  pretende atingir e como  chegar lá.

Em segundo lugar, essas metas devem ser ambiciosas – às vezes difíceis – mas atingíveis. Se houver resistência da equipe, você terá de negociar as metas com ela e, ao mesmo tempo, mostrar o desafio que os colaboradores terão pela frente. Isso os estimulará.
 
 
8. Mantenha  aberto  os  canais  de  comunicação.
Ouça o seu  pessoal. Aceite  sugestões. Envolva-os  na busca  da solução  dos  problemas. Fale dos números e resultados que a empresa obtém.Converse  com os liderados amiúdemente, mantenha um ambiente de respeito e cortesia. Não  seja o único  canal  que existe para o contato  com a alta  administração. Permita  que os seus  subalternos  se dirijam ao nível superior da organização, com ou sem a sua presença. Neste caso, deverá  ficar claro aos liderados e  a chefia  superior que  isso está  acontecendo com o seu  consentimento e que posteriormente você quer  receber o feedback  da  reunião, ou do subordinado ou da  chefia  com  quem ocorreu o contato (talvez até de ambos). Dessa  forma, sem  a sua  presença, você  demonstra  confiança  e que  está  acompanhando  o  desenrolar  da  situação.
 
 
9. Lembre-se :  o  que  é  recompensado  é  feito.
Existem muitas outras formas de recompensar além do dinheiro.

Aliás, essa última é uma das formas que o  chefe menos tem poder de  premiar. Mas invariavelmente  tudo o que é recompensado é realizado com mais interesse e motivação, desde que a recompensa tenha valor para essa  pessoa. Por exemplo, você pode  premiar um  bom trabalho ou um grande esforço dispendido com um treinamento ou um dia de folga, um jantar, um bem (perfume,minicalculador etc.), entradas para eventos esportivos ou culturais,uma doação para uma instituição de caridade de escolha do empregado. Descubra outras formas ou pergunte que recompensas  eles gostariam de obter.

Mas seja qual  for a premiação, as regras devem estar bem claras
para todos, e porque  alguém está sendo recompensado (alta  produtividade, esforços extras prolongados, idéias que  trouxeram bom retorno etc.), para  que não haja a idéia de favorecimento ou protecionismo. Outras formas de premiação podem incluir promoções, transferências, ampliação de funções ou  tarefas, participação em novos  projetos, estágios.

 
 
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Ernesto Berg
 
 
  Consultor, Especialista em Gestão Empresarial
 
 
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