ogerente.com
Meio Ambiente e Qualidade de Vida

 Leia Antes de Continuar: Você está visualizando uma versão antiga do Portal O Gerente.  Conheça e faça seu cadastro na Rede O Gerente, nossa rede social e de conteúdo.

 

Carreira

Qualidade de Vida
20/03/2009
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
PUBLICIDADE

Uma das frases mais conhecidas quando nos referimos ao meio ambiente é o artigo 225 da Constituição Federal de 1988, reportando que “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as futuras e presentes gerações”. Entretanto, quando falamos em qualidade de vida, podemos pensar em uma escala muito mais restrita e nem tanto generalista.

O conceito de qualidade de vida varia muito de uma pessoa para outra, enquanto que para alguns, mais vale ter uma vida de qualidade, para outros, é realmente importante atribuir qualidade às ações de sua vida. Hoje em dia, o intenso corre-corre com as inúmeras obrigações diárias pode contribuir para que nossa vida perca muito em qualidade. Sem dúvida o ambiente em que vivemos exerce uma forte influência em nossa vida, seja o ambiente de trabalho, o familiar ou o de lazer.

Existem algumas dicas simples que podem contribuir para atribuir qualidade à nossa vida, entre as quais: praticar mais o hábito de ler, modificar o seu trajeto do trabalho para casa, aprender um novo idioma, beber muita água, praticar esportes e intensificar o contato com o ambiente natural, entre outras.

Algumas cidades no Brasil podem ser consideradas privilegiadas com relação à exuberância da natureza que as cercam, como é o caso do Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, isso sem falar nas cidades interioranas. Até mesmo São Paulo, a maior metrópole da América do Sul, oferece uma gama incontável de locais onde é possível intensificar o contato com a natureza. Outra cidade que chama a atenção pela quantidade de Parques e áreas destinadas ao lazer da população é Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, conhecida como “Cidade Morena”, mas que poderia ser chamada de “Cidade das Araras”.

O turismo também é considerado uma excelente atividade que pode contribuir significativamente para a qualidade de vida. Entre as práticas turísticas que mais têm despertado o interesse dos praticantes está o turismo ecológico, que contribui significativamente para o desenvolvimento do sentimento conhecido como “espiritualidade ecológica”, fazendo com que nos sintamos parte do meio ambiente.

Sem dúvida, alternativas não faltam para atribuir mais qualidade à nossa vida e a escolha de fazê-lo cabe à cada um de nós. Manter-se ativo, com qualidade, além de estimular a nossa criatividade e intuição, aumenta a longevidade e melhora significativamente nosso contato com o próximo, além de proporcionar o autoconhecimento.

Carlos Rodrigo Lehn, Biólogo, Msc. Biologia Vegetal/UFMS, Tutor EAD Portal Educação

Lis Damasceno de Oliveira, Turismóloga, Msc. Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional/UNIDERP, Tutora EAD Portal Educação

 
 
VOLTAR PARA O ÍNDICE DE COLUNAS
 
Publicidade
 
 
 
 
 
Colunista
Portal Educação
 
 
  Empresa premiada em EAD, com mais de 300 cursos on-line.
 
 
  03
 
  00
 
  00
 
  Veja o Perfil Completo  
  Outros Artigos de sua autoria  
  Adicionar o Colunista aos Favoritos  
  Escreva para este Colunista  
  Website do Colunista  
  Citações do Colunista  
  Produtos do Colunista  






Avantta Consulting Pozati Comunicação