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Inicio > Gestão da Qualidade > Artigos, Definições e Tutoriais

 

DEFINIÇÃO BÁSICA DE 6 SIGMA

 

O pioneiro de 6-Sigma foi Bill Smith, da Motorola, em 1986.  Originalmente, foi definido como uma métrica para medir defeitos e melhorar a qualidade;  e uma metodologia para reduzir os níveis de defeitos abaixo de 3.4 defeitos por milhão de oportunidades.   6-Sigma é uma marca registrada de serviço da Motorola, a qual reportou mais de 17 bilhões de dólares em economias com 6-sigma até hoje.

A General Electric se tornou uma das primeiras a adotar 6-Sigma e reportou benefícios de mais de 300 milhões de dólares no seu primeiro ano de aplicação.  Além disso, teve um papel essencial na popularização do 6-Sigma.  Outras grandes organizações que se beneficiaram da adoção do 6-Sigma são Ford, Caterpillar, Microsoft, Raytheon, Siemens e muitas mais.

 

DEFINIÇÃO

 

O 6-Sigma cresceu além do controle de defeitos.  Pode ser definido como uma metodologia para gerenciar variações nos processos que causam defeitos, definidos como um desvio inaceitável da média, ou objetivo;  e para trabalhar de forma sistêmica na gestão dos desvios para eliminar estes defeitos.   O objetivo de 6-Sigma é fornecer performance de classe mundial, confiabilidade e valor para o cliente final.

 

APLICAÇÃO E SUCESSO

 

Começando pela manufatura, hoje o 6-Sigma é usado através de uma ampla gama de indústrias como bancos, telecomunicações, seguradoras, construtoras, saúde e software.  Alguns exemplos não ligados à manufatura são:

 

Saúde

O Hospital Batista da Carolina do Norte diz, "A adoção do sistema 6-Sigma de melhoria de processos está começando a mostrar os resultados que transformam os céticos em crentes." e "Um time de melhoria 6-Sigma encarregado de reduzir o tempo do transporte de um paciente com infarto da área de emergência ao laboratório de cateterização cortou 41 minutos do tempo médio do hospital".

 

Bancos

O Bank of America tem usado o 6-Sigma para redução da avaliação do risco de crédito, prevenção de fraudes e melhoria da satisfação do cliente.  Esta iniciativa resultou em benefícios de mais de 2 bilhões de dólares, e aumentou a satisfação do cliente em 25%.

 

Seguradoras

Companhias de seguro tem usado 6-Sigma para várias tarefas críticas como redução dos tempos de atendimento.  Por exemplo, a CIGNA Dental reporta que houve uma redução em processos pendentes em mais de 50%.

 

Construção

Na engenharia e construção da conexão ferroviária no túnel do Canal da Mancha, o time de projetos da Bechtel descobriu uma maneira de economizar centenas de horas de trabalha em um dos trabalhos de escavação.

 

METODOLOGIA

 

O 6-Sigma tem 2 metodologias chave - DMAIC e DMADV.  DMAIC é usado para melhorar um processo de negócios existente.  DMADV é usado para criar um novo design de produto ou processo de forma a obter uma performance mais previsível, madura e livre de defeitos. 

 

DMAIC

A metodologia básica consiste nos 5 estágios seguintes:

  • Definir (Define) formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.

  • Medir (Measure) para definir as medições base no processo atual para comparação futura.  Mapear e medir o processo em questão e coletar os dados necessários do processo.

  • Analisar (Analyze) para verificar o relacionamento e causalidade dos fatores.  Qual é o relacionamento?  Há outros fatores que não foram considerados?

  • Melhorar (Improve) e otimizar o processo em base à análise usando técnicas como desenho de experimentos.

  • Controlar (Control) o processo com testes piloto, realizar a transição para a produção e depois medir continuamente o processo para garantir que as variações são corrigidas antes de se transformarem em defeitos.

DMADV

A metodologia básica consiste nos 5 estágios seguintes:

  • Definir (Define) formalmente os objetivos de melhoria do processo que sejam consistentes com as demandas do cliente e a estratégia da empresa.

  • Medir (Measure), identificando os CTQs, capabilidades do produto, capabilidade do processo produtivo, avaliação de risco, etc.

  • Analisar (Analyze), desenvolvendo alternativas de design, criando um design de alto nível e avaliando sua capabilidade, para selecionar o melhor design.

  • Desenhar (Design), desenvolvendo o detalhe do desenho, otimizando-o e planejando sua verificação.  Esta fase pode precisar de simulações.

  • Verificar (Verify) o desenho, realizar testes piloto e implementar processos produtivos.  Esta fase também pode precisar de simulações.

PAPÉIS REQUERIDOS NA IMPLEMENTAÇÃO

O 6-Sigma identifica 5 papéis principais para sua implementação com sucesso:

  • Liderança Executiva inclui o CEOe outros membros de equipe na alta direção.  São responsáveis por implementar uma visão para a implementação do 6-Sigma.  Também transferem autoridade aos outros papéis com a liberdade e recursos para explorar novas idéias para melhorias importantes.

  • Champions são responsáveis pela implementação do 6-Sigma através da organização de maneira integrada.  A Liderança Executiva os escolhe da alta gerência.  Os Champions também são mentores dos Black Belts.

  • Master Black Belts atuam como especialistas internos para o 6-Sigma na organização.  Eles dedicam 100% de seu tempo ao 6-Sigma.  Ajudam os Champions e guiam Black Belts e Green Belts.  Fora do rigor tradicional da estatística, seu tempo é usado garantindo uma implementação integrada do 6-Sigma nas várias funções e departamentos da empresa.

  • Black Belts operam abaixo dos Master Black Belts para aplicar a metodologia em projetos específicos.  Dedicam 100% de seu tempo ao 6-Sigma.  Seu foco primária é a execução de projetos, enquanto Champions e Master Black Belts se enfocam na identificação de projetos para 6-Sigma.

  • Green Belts são os empregados que participam da implementação do 6-Sigma junto às suas outras responsabilidades no trabalho.  Operam sob a supervisão dos Black Belts e os suportam na realização de bons resultados gerais.

Há programas de treinamento específicos para treinar pessoas a desempenhar estes papéis.

O modelo citado acima tem alguns inconvenientes, e muitos programas modernos de 6-Sigma não o seguem mais.  Frequentemente surge ressentimento entre os gerentes que tem Black Belts externos inseridos em suas áreas, e há corrupção e divisão do controle dos gerentes em suas áreas de responsabilidade.  Além disso, 40-50% dos Black Belts saem da empresa após 2-3 anos.

Hoje em dia é comum ter Master Black Belts conduzindo e gerenciando o programa como um todo, enquanto Black Belts e Green Belts executam projetos em suas áreas e se reportam para o gerente da área.

EXEMPLOS DE ALGUMAS FERRAMENTAS USADAS

  • Failure Modes Effects Analysis (Análise de Efeitos de Modos de Falha)
  • Cost Benefit Analysis  (Análise Custo-Benefício)
  • Customer Output Process Input Supplier Maps
  • Mapas de Processos
  • Gráficos
  • Histogramas
  • ANOVA Gage R&R
  • Diagrama de Causa e Efeito ("Espinha de Peixe", ou Ishikawa)
  • Homogeneidade da Variância
  • ANOVA
  • Modelo Linear Geral
  • Regressão
  • Correlação
  • Desenho de Experimentos
  • Taguchi
  • Gráficos de Controle

Fonte: Wikipedia

 

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